21 de fevereiro de 2017
Reverdescendo

Redenção

Do latim redemptione, que significa, segundo o Dicionário Aurélio da Língua

Portuguesa, dentre outras coisas “ajuda ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação aflitiva ou perigosa”. Recentemente tenho me visto pensando sobre as muitas situações nas quais já fui e continuo sendo redimida.

A mais recente e óbvia delas é a redenção da dor. Há dores que matam. Dor de luto pode matar. Mas nos dias de maior aflição e perigo lá se mostra a mão redentora e poderosa, capaz de fazer chegar na outra margem do rio a despeito da tempestuosidade da correnteza. Por mais escuros e desesperançosos que os dias sejam, há redenção para eles.

Já fui redimida da insegurança pessoal quanto à profissão. Há daquelas que, sem dificuldade olham-se no espelho e dizem convictas que nasceram para brilhar. Fui daquelas que, com o diploma em mãos, me perguntava o que seria de mim. Mas a ajuda livrou-me também dessa aflição. Não há caminhada profissional frustrada ou frustrante que seja imune à ação redentora Daquele que pode todas as coisas.

Vejo-me também sendo redimida da inveja. Ah, a inveja! Não sei qual foi o espinho na carne o qual o apóstolo Paulo disse possuir; o meu não deixa dúvidas do que se trata. Mas ano após ano, experiência após experiência, súplica após súplica, consigo enxergar a grama da vizinha não tão mais verde do que a minha. Aliás, e ainda melhor, estou aprendendo que 1) a minha grama não precisa necessariamente ser verde – em verdade, nem sempre será! e 2) caso a da vizinha o seja, posso dar graças pelo jardim dela e também pelo meu, ainda que este seja apenas um pequeno vaso.

Já fui redimida na minha saúde. Em situação de incerteza diagnóstica e condutas difíceis a serem tomadas, passados alguns anos de cirurgia e biópsias, hoje basta um comprimido pela manhã em jejum, exames regulares e…vida que segue.  Diante da aflição do diagnóstico e do perigo da conduta, veio a ajuda que trouxe tranquilidade e paz.

A terceira e última definição que o Aurélio traz de redenção é “a salvação oferecida por Jesus Cristo na cruz, com ênfase no aspecto de libertação da escravidão do pecado”. Se pecado for o que nos afasta de Deus, e assim o creio, então Jesus nos redimiu em última instância para estarmos eternamente próximas dele. E é perto dele ou, na linguagem poética do Salmo, à sombra do Todo-Poderoso que “ele a cobrirá com as suas penas, e sob suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. Você não temerá o pavor da noite…” (Salmo 91: 4-5a).

É perto de Jesus que tenho encontrado redenção.

Cadastre-se e receba novidades.