“Quer ser abençoada por Deus? Então tome posse…da Sua Palavra!” Assim terminamos a última conversa. E ao pensar nisso, lembro-me de ter rebobinado alguns anos na minha memória, quando me dei conta que havia achado o segredo, o tal pulo do gato do sucesso na vida! Não do sucesso apenas no amor ou nos
negócios/trabalho, mas na vida! Foi na Bíblia que descobri que isso existia; não que já o tenha alcançado, como diria o apóstolo Paulo, mas ainda estou correndo essa carreira.
Daquilo em que sou capaz de recordar, a primeira vez que encontrei essa expressão foi lendo a história de Davi. No primeiro livro de Samuel, essa história está bem descrita. Desde o dia em que o profeta o unge como rei de Israel, contrariando as expectativas do próprio pai, o qual talvez tenha julgado que um dos seus irmãos, todos mais velhos e de melhor aparência, seria melhor candidato ao cargo, passando pela épica luta com Golias, incluindo também as várias fugas do inconsistente Saul que tanto desejou matá-lo. Foi no capítulo dezoito, verso quatorze deste livro, que lembro de pela primeira vez ter visto a fórmula mágica: “Davi lograva bom êxito em todos os seus empreendimentos pois o Senhor era com ele”.
Mas Davi não foi o primeiro, tampouco o último a desfrutar dos resultados dessa fórmula do sucesso. Antes dele, José também o soube. “O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero” (Gênesis 39:2). Ezequias, um dos reis mais prósperos de Israel também deu o pulo do gato, ao menos durante um tempo de sua vida: “Fez ele o que era reto perante o Senhor(…)confiou no Senhor, Deus de Israel(…) Assim, foi o Senhor com ele; para onde quer que saía, lograva bom êxito” (2 Reis 18: 3a,5a,7a).
Voltando a Davi, outra tradução do texto já citado diz “ele tinha êxito em tudo o que fazia pois o Senhor estava com ele”. Na Nova Tradução na Linguagem de Hoje está ainda mais simples: “e tudo o que fazia dava certo, pois o Senhor estava com ele”. Seria simplista demais, e ingênuo por demais também, acharmos que não haveria pedras nos caminhos daqueles que andam em companhia de Deus. A própria Bíblia dá conta de relatar os muitos desafios, ameaças, angústias e crises pelos quais
Davi passou. O dar tudo certo aqui significa que o saldo final da caminhada é positivo.
Portando, se quisermos ter esse mesmo saldo na nossa caminhada, o segredo não é ficar cantarolando por aí “vai dar tudo certo”, como muitos cristãos têm feito. Tampouco é ler os muitos livros de autoajuda gospel. Pode-se também preterir participar de vinte mil cursos e congressos, ler ‘O Monge e o Executivo’ ao menos duas vezes ou consultar os magos da fama. O pulo do gato, o próprio Jesus se encarrega de reiterar: basta entrar no teu quarto, fechar a porta, orar a teu Pai que está em secreto (Daniel fazia isso três vezes ao dia – grifo da autora), e teu Pai, que vê em secreto te recompensará (Mateus 6;6).
Sabe o que mais? Relendo esses textos, descobri que uma possível tradução para
I Samuel 18:14 é “Davi se conduzia com prudência…” ou ainda “era muito sábio em tudo o que fazia, pois o Senhor era com ele”. Creio que no final das contas, para se ter sucesso é imprescindível que se tenha sabedoria.
Então tá aí o pulo do gato: quer ser bem sucedida? Lembre-se: e o Senhor era com…
Por isso, busque-O; mas busque-o enquanto você pode achá-Lo. Invoque-O enquanto Ele está perto (Isaias 55:6).
