1 de janeiro de 2016
Sobrevivendo

Alegria de viver… porque mesmo?

Para ser fiel à maneira como contamos o tempo, deveria dizer que comecei o ano de 2016 de joelhos e em lágrimas. Era literalmente assim que me encontrava nos primeiros minutos deste novo ano. Inevitável. Se o relógio determina mudança no calendário, pontua também o retrospecto dos últimos 365 dias, retrospecto este que para mim, hoje, trouxe peso de luto (ainda tenho que usar esta palavra) mas também lembranças de motivos, em maior número do que seria capaz de imaginar, para dizer “obrigado, Deus”.

 

Entretanto, cerca de quatro horas após esta cena, ainda com uma forte sensação de peso na cabeça pelas poucas horas de sono, acordei para trabalhar e quase de imediato uma expressão aportou em meus pensamentos: “alegria de viver”.

 

Confesso que não foi suficiente para deixar-me mais alerta para as horas de plantão que se seguiriam mas serviram ao menos para me tirar de casa um pouco mais leve.

 

Talvez os mais estudiosos das ciências da alma, se é que existe ciência para ela, queiram me rotular com algum diagnóstico. Afinal, quem pode estar na virada de ano chorando pela dor da ausência e poucas horas depois estar esboçando um sorriso pela tal alegria de viver? Foi então que entendi o que o profeta Jeremias quis dizer quando escreveu que gostaria de trazer à sua memória aquilo que lhe dava esperança (Lamentações 3:21) diante de um cenário de desolação. Jeremias sabia que tinha um Salvador!

 

Ele atesta essa certeza logo no versículo seguinte, ao afirmar que é graças ao grande amor do Senhor que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis! Quem tem um Salvador sabe que não há problema, luto ou luta, que esvazie o trono da graça de Deus de misericórdia para nos sustentar nos dias maus.

 

Quem tem um Salvador sabe que o novo ano pode trazer consigo más notícias, perdas, acúmulo de problemas, mas não pode trazer nada que fuja à soberania do Cristo.

Quem tem um Salvador chora à meia noite e ri, até de si mesma, algumas horas depois pois a misericórdia desse Deus já bateu à sua porta ainda que não tenha percebido.

Quem tem um Salvador, que é bom, descansa sob seus cuidados, sabendo que só as mãos do Bom Pastor podem conduzi-la aos pastos verdejantes e águas tranquilas onde toda ovelha deseja estar.

Se em 2016 alguém te perguntar o porquê da alegria de viver, não titubeie, se esta é a verdade na sua vida: “porque eu tenho um Salvador, o qual é Jesus”!

 

P.S1: Feliz Ano Novo (de novo!)

P.S2: palavra dada é palavra cumprida: como já estamos em 2016, já podia escrever de novo!

Cadastre-se e receba novidades.